Os portugueses expressam-se sobre o clima e a energia
Em junho de 2015, um inquérito público mundial foi realizado pelo World Wide Views (WWV) sobre temas altamente discutidos, tais como o clima e energia. O principal objetivo era entregar aos participantes da COP21, as preocupações e opiniões dos cidadãos, bem como aumentar a consciência sobre as questões em jogo em ambos os hemisférios.
Em Portugal, a entidade responsável pela execução desta tarefa foi a ICS (Instituto de Ciências Sociais) da Universidade da Lisboa. 108 cidadãos ofereceram-se para participar na consulta pública, divididoa em 4 secções:
©ICS-UL
Tema 1: Consciência social sobre as alterações climáticas Tema 2: Como abordar e intervir Tema 3: COP21 Tema 4: Participação cidadã e elaboração de políticas
Abaixo, compartilhamos alguns dos dados para consulta que nos parece interessante e dignos de reflexão:
As Alterações Climáticas (AC) como ameaça à qualidade de vida: 15% dos entrevistados
As AC não são uma prioridade, mas deviam sê-lo: 59% dos entrevistados
Devem ser feitas novas consultas globais? 99% dos entrevistados dizem sim
"Cada um de nós deveria fazer essa mobilização na sua localidade. Os acordos internacionais são bonitos e ficam bem no papel, mas ficam lá. Se nós não conseguirmos fazer isso localmente como é que essas coisas produzem efeitos a nível global? Não há nada global se não houver individual.”
- disse um cidadão anónimo
"A educação de base deve ser o principal mecanismo para combater as alterações climáticas e questões ambientais. As crianças devem familiarizar-se com essa questão desde pequenas e assim elas próprias sensibilizam os pais.”
- disse um cidadão anónimo
Link para o site e para download do documento: