top of page

Apresentação pública do projeto "O Clima é connosco"

No fim de semana 8-9-10 de abril, tiveram lugar as XXII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental organizadas pela ASPEA. Este ano os eixos temáticos foram o papel dos jovens para sociedades sustentáveis, a ecocidadania e a ciência cidadã, os projetos e desafios para a cooperação nacional e internacional e o uso da Carta da Terra na educação para a paz.


Pablo Meira Cartea, investigador no Grupo de Investigação SEPA – Universidade de Santiago da Compostela, deu uma conferência intitulada “Comunicar as Alterações Climáticas: Respostas aos Desafios da Educação Ambiental”, onde apresentou os resultados da investigação da sua equipa e fez uma comparação entre os conhecimentos ensinados aos alunos do 1° e do 4° ano de licenciatura em quatro cidades distintas, inscritos tanto em ciências sociais e humanidades como nas ciências e tecnologias. Os resultados do estudo mostraram que o ensino superior continua a ter problemas em comunicar as questões das alterações climáticas, mesmo em carreiras próprias das ciências.


É certo que as suas recomendações irão ser aproveitadas ao máximo no âmbito da educação e comunicação sobre as mudanças climáticas inseridas no projeto "O Clima é connosco" que a ASPEA irá iniciar.

Moeda da colecção "O Clima é connosco"

Assim, dando seguimento ao lançamento oficial do projeto de comunicação “O Clima é connosco”, a sua coordenadora, Fátima Matos Almeida, apresentou o projeto que se iniciou com a cunhagem de uma moeda de coleção lançada pelo INCM em novembro do ano passado. A moeda faz parte da coleção “Uma moeda, uma causa” e representa, na sua simplicidade, as alterações climáticas e o papel do cidadão nesta problemática ambiental. A candidatura foi lançada pela APA (Agência Portuguesa do Ambiente) e o prémio ao vencedor será atribuído pela INCM (Imprensa Nacional-Casa da Moeda), visando desenvolver uma série de ações e eventos para alertar a população em geral sobre as alterações climáticas em Portugal.

Sempre com uma mensagem positiva e não alarmista, o projeto vencedor que irá ser coordenado pela ASPEA procura sensibilizar as pessoas, sobretudo o público mais jovem, para a mudança do clima e as suas ligações com outras temáticas, como a perda da biodiversidade, os sistemas de transporte, o consumo responsável ou a energia. Estes temas vão ser tratados numa série de eventos denominados “Clima em Festa!” em 6 cidades distintas do pais: Lisboa, Faro, Leiria, Murtosa, Horta (nas Ilhas dos Açores) e no Parque Biológico da Gaia, em Avintes (VN Gaia).


Logo "O Clima é connosco"

Para divulgar os eventos e ações correspondentes, o projeto vai contar com uma plataforma online e de outras formas de social media para ampliar a presença e a partilha do projeto nas redes sociais. A tarefa não é fácil, pois é frequente que as alterações climáticas sejam vistas como um problema futuro, sem impactos atuais e, portanto, distante do dia-a-dia dos cidadãos portugueses. Mas, espera-se que as mensagens do projeto "O Clima é connosco" levem a mudanças de estilos de vida para outros mais respeitosos é mais responsáveis para com o ambiente.

Em destaque
Siga-nos
Nenhum tag.
Procurar por tags
arquivo
bottom of page