top of page

Continente lança projecto pioneiro que transforma resíduos em energia


O Continente é o primeiro hipermercado a nível mundial a implementar um projecto-piloto que permite transformar os resíduos orgânicos de uma das suas lojas em energia e fertilizante. O projecto – Waste 2 Energy – está instalado no Continente do GaiaShopping e apresenta-se como uma solução integrada que pretende dinamizar a economia circular na cadeia de retalho, através da valorização de resíduos constituídos por matérias orgânicas.

©Wikipedia


A unidade baseia-se num sistema de digestão anaeróbica (DA), em que os resíduos orgânicos são decompostos por acção de enzimas e bactérias, produzindo um biogás à base de metano. O biogás produzido é utilizado na produção de energia eléctrica e calorífica para autoconsumo pelo hipermercado e o fertilizante obtido será posteriormente colocado no mercado.


Segundo a marca, o Waste 2 Energy é uma solução compacta, cujo equipamento está distribuído em módulos instalados dentro de contentores standard, no parque de serviço da loja do Gaia Shopping. A capacidade de tratamento da unidade está ajustada à média de matérias orgânicas produzidas por um grande hipermercado, podendo, em caso de necessidade, ser aumentada com a adição de módulos idênticos.


“Estamos perante a transição de um modelo linear de produção de bens para um modelo circular, onde os materiais são devolvidos ou reaproveitados no ciclo produtivo através da sua reutilização ou valorização. O investimento neste projecto-piloto pioneiro a nível mundial reflecte a aposta incessante do Continente na adopção de políticas de desenvolvimento sustentável, assentes nos princípios de uma economia verde que garantam a eficiência na utilização dos recursos naturais no longo prazo”, explicou em comunicado José Fortunato, administrador da Sonae MC.


Além da produção de energia e fertilizante, a unidade possibilita o tratamento de resíduos no local de produção, evitando o seu transporte e correspondentes emissões de poluentes atmosféricos. O equipamento permite ainda a redução de emissões de gases com efeitos de estufa (GEE) quando comparada com opções tecnológicas de menor valor ambiental, em particular em relação à eliminação em aterro.


O Continente investe neste projecto-piloto após contacto com a BioWaste – empresa nacional especializada no desenvolvimento e comercialização de soluções de biotecnologia, e, através desta, com a SEAB, empresa britânica especializada na produção de energias renováveis a partir de resíduos, detentora da patente desta solução.


O projecto Waste 2 Energy integra-se no eixo Consciente da Missão Continente, que agrega todas as iniciativas da insígnia em matéria de sustentabilidade social, económica e ambiental.



Em destaque
Siga-nos
Nenhum tag.
Procurar por tags
arquivo
bottom of page